26 de outubro de 2007

Entendendo o Facebook

Eu admito que é bem complexo no começo, mas é só questão de pegar o jeito. Então, pra mais gente entrar pra minha rede social via Feicebook, vou dar um help aqui.

Do começo
Cadastrar, preencheer o profile, adicionar foto, criar álbuns de fotos, alterar status e entrar em grupos . Todas essas coisinhas são bem simples e todo mundo deve conseguir fazer sem problemas. Se não conseguir e não quiser passar vergonha publicamente, deixa comentário anônimo que eu explico direitinho.

Entra e se inscreve JAH: www.facebook.com

Networking
Logo que entra, eles pedem pra vc escolher uma rede, a mardita network. Ou seja, aí você vai limitar seu espaço geográfico. Eu estou na do Brasil, mas tem gente que tá na de Los Angeles. Já estive na de Londres. Só é possível estar em uma de cada vez. É quase como escolher o seu país no Orkut, só que isso tem consequências. A partir da sua network, o Facebook coloca informações, pessoas, eventos, o que é popular, discussion boards, flyers, marketplace, wall. Uma infinidade de coisas que você pode fazer clicando na abinha lá em cima de Networks. Pra mudar, lá embaixo, no finalzinho da página tem uma opção 'Leave Network'.

Home
Pra vocês darem um look em como é a home do Facebook, tá aqui a minha, do começo até o final, sem cortes ou edições. Check it out:


Eu sei que não dá pra ler nada nessa imagem, mas é tudo clicável, cara. Ê mudernidades! Agora vamos por partes:

Aplicações (Apps)
Meu xodó. Essas aplicações todas podem ser incorporadas ao Facebook. Elas são feitas por terceiros e podem ser incluídas no profile. Já falei direitinhos delas nesse post aqui. Lê lá pra saber mais.


Nessa barrinha lateral, ficam listadas todas as aplicações que já estão adicionadas. Clicando no 'edit' ali do lado, abre uma página de edição. Daí você pode remover ou modificar as configurações de cada aplicação. Por exemplo, se você adicionar uma aplicação que não quer que apareça na sua página, é só mudar ali que ela desaparece e só você tem acesso a ela. Clicando direto na aplicação, você vai cair na página dela e fazer o que cada app se propõe a fazer. Por exemplo, se for a Super Poke, a partir dessa página é que eu vou poder cutucar os outros.

News Feed
Nessa parte central aparece tudo que rolou de alteração, inclusão de novas apps, ações, novos links, whatever. Tudo que seus amigos e você andaram fazendo, aparece nesse feed e você fica sabendo. Olha aí o meu de hoje como tá:


Os textos em azul, obviamente são links, então clicando posso ir pros profiles dos amigos ou pra página das apps.

Todo o resto
Na barra a direita, rola um monte de coisas. Olha a imagem:

A primeira coisa que aparece é a aba de 'Requests'. Se alguém enviou alguma coisa, convidou ou citou você através de alguma app, você recebe um request. Daí você escolhe se vai aceitar ou não e desenrola a partir disso.
Depois vem Notifications. Essa aba é quase a mesma coisa que a News Feed que fica no meio da sua página inicial, mas é mais completinha e organizada por data.
A Status Updates é pra ter uma frasezinha sua, seu status. Aquela coisa de 'Hoje estou _______.'
Birthdays é auto explicativo.
Invite your friends é pra chamar mais gente pro Facebook. É legal porque dá pra procurar gente pelas suas listas de e-mail do GMail, Yahoo ou Hotmail. Facilita bastante.
New Stuff: Today's New Gift - Todo dia aparece um presente novo que você pode dedicar pra algum amigo seu. Clicando aparecem outros disponíveis. Achou um a cara do Fulano? Manda pra ele com um recadinho. Presentes virtuais são ótimos e não custam nada no mundo real. Nem sempre aparecem presentinhos nessa aba, pode ser qualquer outra coisa nova no Facebook.
The Next Step. Aqui sempre rola alguma dica do que você pode fazer agora via Facebook.
Find Your Friends é aquele esquema que eu falei de procurar pelas suas listas de e-mail.

Só é meio assim porque é fundamental um bom entendimento de inglês porque versão nacional nada ainda, viu...

E só uma notíciazinha sobre: A Microsoft comprou uma bela fatia do Facebook. Vamos ver o que sai disso, né?

Então, divirtam-se, sejam meus amigos e qualquer dúvida deixa recado que eu averiguo.

Beijomeliga!

Nenhum comentário:

by TemplatesForYou-TFY
SoSuechtig, Burajiru