25 de novembro de 2007

Batata-quente


De vez em quando bate a fome e a geladeira tá uma negação. Aí, sempre tenho duas opções: ou ligo pra um delivery qualquer e pago pra matar a fome ou volto pra cozinha muito calmamente e vejo se existem condições e ingredientes suficientes pra fazer uma Jacket Potato.

Jacket Potato é o máximo. Batata é carboidrato? É, mas ai, dizem que tem baixa caloria, então, nem confiança. Mando ver mermo. A receita eu "aprendi" (é ridícula de fácil) enquanto morei na Inglaterra. No refeitório da faculdade, a melhor coisa pra se comer era a tal da Jacket Potato.

O que vem a ser essa fina iguaria?
Uma batata assada, embrulhada no paperzão de alumínio e recheada com o que você estiver a fim. As mais comum na faculdade eram as de atum, queijo, feijão, só manteiga. Fica uma delícia, é rápido, fácil, pode ser magrinha (ou não, depende do recheio) e mata a fome que é uma beleza.

O que precisa?
Batata
Forno
Manteiga
Sal
Papel Alumínio
Recheio a sua escolha


Como faz?
Seguinte: Escolha uma batata de média a grande, que é pra poder caber o recheio dentro. Embrulha no papel alumínio, bem fechadinho pra não ficar com a casca murchona. Dizem que passar manteiga na casca, deixa mais crocante. Coloque no forno médio e deixe assar por mais ou menos 40 minutos. Lembre-se que o tempo varia de acordo com o tamanho da batata. Então volta e meia é bom checar, dar uma espetada com um garfo e ver se já está molinha. Se o garfo atravessar sem dificuldades, beleza, senão, espera mais um pouco.

Recheio:
O mais comum é o de maionese com atum. Aquela coisa. Cata a latinha de atum, tira o óleo/água, mistura com maionese num potinho, uma pitada de sal e tá pronto o recheio. Um queijinho ralado por cima cai ótimamente bem. O recheio também pode ser uma mistura do que tiver sobrado na sua geladeira. Requeijão com queijos, creme de leite com atum, frango desfiado, feijão (fica bom, acredite), whatever.

Grand Finale:
Tire a batata do forno, tire o papel alumínio, corte no meio, lasca o recheio dentro e vai comer na frente da TV. E pronto. Tá alimentado.

Tá com pressa?
Então não assa a batata, improvisa. Quando tenho pressa, pego um refratário mais altinho e encho de água com uma pitadinha de sal e vinagre. Aí corto a batata pra cozinhar mais rápido e depois de 15 minutinhos no microondas, é só escorrer a água e colocar o recheio por cima. Fica mais feioso, mas o gosto é ótemo. Mande ver!

Sem idéias pra recheio? Nesse site eles dão umas idéias bacanas. Umas são até apresentáveis num jantarzinho mais informal. As receitas estão em inglês, okay?

5 comentários:

jacques disse...

huuumm... aqui tem uma lanchonete chamada "backet potato" que faz exatamente isso! já comi lá, é uma diliça, mas caaaro... =\

beijim.

Danilo disse...

Amo batata recheada! Lá no Sputnik tem umas de matar. Pena que é caro bragarái. Se me lembro bem uns 10 contos cada batatinha. Meu recheio favorito é misturar cubinhos pré-fritos de bacon, pedaços de tomate seco e uma pitada de manjericão fresco misturados no requeijão (que pode inclusive ser light, já que o sabor não muda muito). Afe Mary!!! O bucho agradece! Pra acompanhar uma coca-cola de trincar os dentes. Aiaiai... Q tal a gente marcar de fazer umas dessas qq dia, hein? Beijoca!

Anônimo disse...

Um... farei.
E para sobremesa cookies com gotinhas de chocolate e tudo, facinho, depois te ensino.
Preciso voltar a cozinhar.

ton disse...

tomate com queijo e manjericão? /mmm

Anônimo disse...

mais fácil que isso é pegar o recheio (s) citado(s) acima e pôr pão ahuuhauhauhuhahua

Anonimo Julio

by TemplatesForYou-TFY
SoSuechtig, Burajiru