De vez em quando bate a fome e a geladeira tá uma negação. Aí, sempre tenho duas opções: ou ligo pra um delivery qualquer e pago pra matar a fome ou volto pra cozinha muito calmamente e vejo se existem condições e ingredientes suficientes pra fazer uma Jacket Potato.
Jacket Potato é o máximo. Batata é carboidrato? É, mas ai, dizem que tem baixa caloria, então, nem confiança. Mando ver mermo. A receita eu "aprendi" (é ridícula de fácil) enquanto morei na Inglaterra. No refeitório da faculdade, a melhor coisa pra se comer era a tal da Jacket Potato.
O que vem a ser essa fina iguaria?
Uma batata assada, embrulhada no paperzão de alumínio e recheada com o que você estiver a fim. As mais comum na faculdade eram as de atum, queijo, feijão, só manteiga. Fica uma delícia, é rápido, fácil, pode ser magrinha (ou não, depende do recheio) e mata a fome que é uma beleza.
O que precisa?
Batata
Forno
Manteiga
Sal
Papel Alumínio
Recheio a sua escolha
Como faz?
Seguinte: Escolha uma batata de média a grande, que é pra poder caber o recheio dentro. Embrulha no papel alumínio, bem fechadinho pra não ficar com a casca murchona. Dizem que passar manteiga na casca, deixa mais crocante. Coloque no forno médio e deixe assar por mais ou menos 40 minutos. Lembre-se que o tempo varia de acordo com o tamanho da batata. Então volta e meia é bom checar, dar uma espetada com um garfo e ver se já está molinha. Se o garfo atravessar sem dificuldades, beleza, senão, espera mais um pouco.
Recheio:
O mais comum é o de maionese com atum. Aquela coisa. Cata a latinha de atum, tira o óleo/água, mistura com maionese num potinho, uma pitada de sal e tá pronto o recheio. Um queijinho ralado por cima cai ótimamente bem. O recheio também pode ser uma mistura do que tiver sobrado na sua geladeira. Requeijão com queijos, creme de leite com atum, frango desfiado, feijão (fica bom, acredite), whatever.
Grand Finale:
Tire a batata do forno, tire o papel alumínio, corte no meio, lasca o recheio dentro e vai comer na frente da TV. E pronto. Tá alimentado.
Tá com pressa?
Então não assa a batata, improvisa. Quando tenho pressa, pego um refratário mais altinho e encho de água com uma pitadinha de sal e vinagre. Aí corto a batata pra cozinhar mais rápido e depois de 15 minutinhos no microondas, é só escorrer a água e colocar o recheio por cima. Fica mais feioso, mas o gosto é ótemo. Mande ver!
Sem idéias pra recheio? Nesse site eles dão umas idéias bacanas. Umas são até apresentáveis num jantarzinho mais informal. As receitas estão em inglês, okay?
25 de novembro de 2007
Batata-quente
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
huuumm... aqui tem uma lanchonete chamada "backet potato" que faz exatamente isso! já comi lá, é uma diliça, mas caaaro... =\
beijim.
Amo batata recheada! Lá no Sputnik tem umas de matar. Pena que é caro bragarái. Se me lembro bem uns 10 contos cada batatinha. Meu recheio favorito é misturar cubinhos pré-fritos de bacon, pedaços de tomate seco e uma pitada de manjericão fresco misturados no requeijão (que pode inclusive ser light, já que o sabor não muda muito). Afe Mary!!! O bucho agradece! Pra acompanhar uma coca-cola de trincar os dentes. Aiaiai... Q tal a gente marcar de fazer umas dessas qq dia, hein? Beijoca!
Um... farei.
E para sobremesa cookies com gotinhas de chocolate e tudo, facinho, depois te ensino.
Preciso voltar a cozinhar.
tomate com queijo e manjericão? /mmm
mais fácil que isso é pegar o recheio (s) citado(s) acima e pôr pão ahuuhauhauhuhahua
Anonimo Julio
Postar um comentário