4 de dezembro de 2007

Last FM para dummies


O Last FM é uma das comunidades virtuais mais fodásticas da internê, portanto, acho digno que todo mundo tenha a chance de se sentir inserido. É hora de aprender em 20 minutos a usar os recursos mil que eu levei uns 2 anos pra desvendar.

Pra começo de conversa, o que vem a ser essa bodega?
Uma comunidade online a serviço da música que você ouve. O Last tem frescurinhas personalizadas com base nos artistas que você ouve mais. Como? Aquela coisa de "quem ouve esse artista, também ouve esse outro". E assim são geradas recomendações de artistas e outros usuários que tem o gosto musical parecido com o seu. Ainda usando este critério, o Last elabora rádios personalizadas, tabelas, paradas das mais ouvidas e tchururus. E claro, dá pra ver o perfil dos artistas que você gosta, caçar música nova, relacionar este artista com aquele, mandar mensagens, comparar gostos musicais, entrar e criar comunidades, saber dos eventos dos artistas perto de onde você mora e outra coisas mil.

Como ele sabe que músicas eu tenho ouvido?
O sistema do Last é baseado num troço chamado "Scrobbling", que quer dizer que quando você ouve a música, ele cata os dados (artista e faixa) e envia pro site, adicionando diretamente no seu perfil pra todo mundo ver. Pra funcionar direitinho, você tem que ter o software do Last instalado no seu computador. O programa deles funciona tanto pra Winamp como pra Media Player, então você pode continuar ouvindo suas músicas no computador do mesmo jeito de sempre, amém.

O programinha também é cheio de recursos bacanas, tipo:

  • Quando você estiver ouvindo música, ele mostra os dados na tela (se você maximizar, claro, se não, quando colocar o mouse sobre o ícone, ele mostra o nome da música - o Media Player toscão não faz isso e me deixa p da vida);
  • Os botões no topo do programa permitem que você adicione a música como favorita, adicionar tag pro artista e pra banda, compartilhar (indicar pros amigos), acrescentar na sua lista e abrir seu perfil no browser (tem mais opções quando você estiver ouvindo uma das rádios disponíveis);
  • Quando você não estiver ouvindo nada e abrir o programa, ele te dá a opção de ouvir as rádios. Você digita um estilo ou o nome de um artista e ele gera uma rádio com artistas parecidos ou do estilo que você digitou com base nas tags que os usuários colocam e no que eles ouvem. Então as vezes rolam umas bizarrices, porque enfim, acontece de uma mesma pessoa ouvir pagode e White Stripes, num exemplo absurdo meu;
  • Outra opção legal de rádios é ouvir a dos seus amigos. Aí ele gera uma rádio baseada nas porqueiras que o indivíduo ouve. É bem legal pra poder criticar os outros. E ainda tem a opção de ouvir a rádio da vizinhança (os vizinhos são pessoas com gosto similar ao seu).
Tem que pagar?
A princípio, não. Mas, pra quem for legal, tem a opção de contribuir e, pra quem for legal, eles destravam alguns recursos extras.

Minhas MP3s são piratonas. Posso usar mesmo assim?
Pode, meu filho! O Last FM garante a privacidade dos usuários. Os dados coletados são apenas nome do artista e nome da faixa, não tem como saber o que é comprado/original e o que é baixado ilegalmente da internet. Não que a gente faça isso, claro. Mas só como curiosidade (hi hi hi).

Tabelas, paradas, recentemente executadas. Como é?
Então, com os dados que eles coletam das músicas ouvidas, eles criam essas coisas todas. A listinha das suas músicas recentemente executadas ficam no seu perfil. É logo a primeira tabela que aparece, logo depois disso, vem as opções das suas rádios, depois a sua parada semanal. A parada semanal é arranjada com base nos artistas que mais se repetiram no decorrer da semana. É legal pra ficar medindo com os outros. Depois vem as overall de faixas e artistas. Dá pra saber direitinho quem tá no seu Top 50. Tudo isso fica visível pra qualquer um que entrar na sua página. Deixo vocês bisbilhotarem o meu perfil pra poder entender melhor.

Quero ver o que os meus miguxos estão ouvindo agora, dá?
Siiiim! No cantinho direito, quando você estiver logado, aparece um link com o seu user name e outro escrito "Painel". Clicando nesse painel, você vai pra página que mostra quem tá online e ouvindo o que. Além dos amigos, aparecem os eventos perto de você, uma tabelinha de artistas recomendados, vídeos, faixas completas pra ouvir e/ou baixar grátis e seus "vizinhos online da semana".

Meu inglês é buemba. Desisto agora?
Não, cara. Tem versão em bom e claro portuga do Brasil.

Quero medir minha compatibilidade musical com os outros usuários, como faço?
Toda vez que você estiver logado e entrar no perfil de outra pessoa, vai aparecer, no cantinho superior direito. Aparece o grau de compatibilidade e que artistas vocês tem em comum.

Recadinhos do coração e mensagens. Também tem.
Existem duas formas de deixar mensagens pras pessoas. Uma é pela caixa de mensagens, e pra isso, você tem que entrar no perfil da pessoa e digitar a mensagem de lá. É meio confuso porque, quando você quer responder uma mensagem dessas, nota dois ícones no cantinho, uma cartinha e um lixinho. O negócio é que se você clicar na cartinha, vai mandar um email via LastFM. Cuidado com isso. Eu quase nunca checo esse negócio.

Ainda não tá satisfeito? Corre pra seção de ajuda deles que tá tudo mastigadinho lá.

Pra quem já entedeu e quer ver como é, cadastra, cara. Clica aqui que vai dar lá, garanto. Cria seu perfil, vai pra seção de downloads, cata o software, instala e começa a ouvir pra gerar sua listinha.

Esse post foi um pedido do Danilo, que também escreve um blog muito legal sobre cultices que ele gosta e opina. Eu leio. Leiam também. =D

Um comentário:

Danilo disse...

Jedi Knight Joey Oyama Suppa Duppa Sista. Só tu mermo! Deus te dê uma marido beeeem bão e um monte de filhos bem bonitos (e com bom gosto também)! Beijocas esparramadas!

by TemplatesForYou-TFY
SoSuechtig, Burajiru