22 de setembro de 2007

Como caçar música na internet

There's a whole new world out there. Gente, sério. Tenho várias técnicas pra achar boa música na internet e ficar sabendo das bandas boas. Isso é bem coisa de "indie", né? Aquela coisa de idolatrar bandas que só você conhece e mais ninguém. Eu, pop assumida que sou, não tô nem aí e compartilho meus achados sempre. The more, the marrier. O post é longo, desculpa, mas eu me empolgo.

#1 MySpace

Já falei muito das boas vantagens do MySpace num dos posts, mas, só pra complementar. Clicando na aba "Music" do MySpace, você tem acesso a zilhões de bandas e artistas muito bons. Um deles certamente vai cair no seu gosto. Sempre tem uns artistas em destaque lá. Isso sem falar nas bandas que saem adicionando pessoas, pra divulgar as músicas e pra ter uma rede de relacionamento maior. Enfim, quanto mais gente ligado a você, mais gente vai ouvir sua banda. Ainda tem a opção de você mesmo sair adicionando os artistas que você gosta. É legal porque assim todas as infos que eles postam, seja através do blog, música nova, boletim, whatever... vai chegar até você. Esse recurso eu descobri agora. Já sou "amiga de MySpace" da Lily Allen, Mark Ronson, Cachorro Grande, Cansei de Ser Sexy, Alcaphones, Duques. Uma das bandas fodonas que achei por lá esses dias foi a Polysics, que é uma banda japonesa muito boa pra quem gosta de electro rock/indie music. Ouça e tire a prova.


#2 The UK Charts

Já me disseram que a Billboard é uma instituição falida. Tá, não dá pra confiar 100% na parada americana, mas a britânica é bem diferente. O que me espanta nas paradas da Inglaterra é que todo tipo de música é aceito pelo público. Ou seja, não importa qual seja a do artista, ele tem chances de ser 0 próximo #1. Gente, juro, quando eu morei lá em 2005, até "Crazy Frog" abocanhou um primeiro lugar no Top 40 UK. Foi bizarro. Mas, na mesma parada que toca Crazy Frog, toca Steriophonics e Travis, por exemplo. Uso e muito a parada britânica pra descobrir meus achados. E aindo ouso dizer que os Charts ingleses tem sim influência da Billboard. Esse site aí tem não só a parada tradicional, mas as segmentadas por estilos também. Por álbum, single, independente e um monte de outras coisas. Quer saber quem era o #1 em maio de 68? Lá tem. Baita referência, hein? Achei lá e recomendo: Plain White T's (tem um quê de folk, mas é indie, pop e alternativo) e Kate Nash (uma coisa meio rocker, alternativo, muito bom). Ouça "Hey there Delilah" da Plain White T's e "Foundations" da Kate. Muito bom.


#3 Last FM
O Last é fantástico. Você chega, procura por tag, por nome de artista, nome de banda. Acha coisas interessantes que os seus amigos estão ouvindos e vai ver qual é. Eu sempre faço isso. Domingo é o dia que muda a parada semanal de todo mundo, então, todo domingo a noite, eu clico de um em um pra ir vendo o que cada um andou ouvindo durante a semana. Daí é só clicar no nome dos artistas que interessam e ler a bio deles, saber mais, ouvir uma palhinha de 30 segundos que o Last disponibiliza. Aí, se você gostar mesmo, vai atrás e passa a ouvir. Recursos mil. Uma banda que eu passei um tempo fanaticando foi Hadouken!, que eu achei na página de um amigo meu. Quem quiser checar, Hadouken! é uma banda inglesa desse mardito movimento chamado de "new rave", mas na verdade é electro rock. O nome da banda veio de Street Fighter e eles são ótimos. Check it out. Deles, recomendo "Tunning In" pra começar.
#4 All Music Guide
Esse é um site de referências. Praticamente todos os artistas estão lá. Na página de cada um tem biografia, singles, álbuns, estilo, época... Tudo com a classificação deles e com muitas reviews. Confesso que esse é o que eu menos uso, mas uso a mais tempo que todos os outros citados acima, então, por consideração ao site, ei-lo. Não descobri nenhum artista fodão nele recentemente, mas sempre que quero informações sobre o artista, é lá que eu vou.

So, let the hunting begin!

2 comentários:

Kris Efe disse...

Gostou de Alcaphones?
Conheço eles e achei teu blog sem querer quando googlei a banda.
parabens pelo blog, muito legal!
Abração!

Anônimo disse...

Olááá
Achei teu blog por acaso no google, e achei muito bom!
Acho que você pode me ajudar... como faço pra adicionar a Lily Allen como amiga no myspace? Pq pede o sobrenome ou o e-mail dela, e nenhum dos sobrenomes dá certo.
Por favor, me ajuda!!!
hahuahuahuuha
Manda a resposta pelo myspace, me add lá:
www.myspace.com/karlinhaherrera

Beijo!

by TemplatesForYou-TFY
SoSuechtig, Burajiru