29 de setembro de 2007

Como deixar o Orkut legal

Descobri que muita gente vem parar no blog atrás disso: coisas legais pro Orkut. Então vamos falar sobre.

Existem muitas ferramentas pra deixar o Orkut mais bonito, adicionar funcionalidades, esconder coisas embaixo do tapete e parecer mais amigável. Então, ok. Pesquisei e encontrei coisas bem bacanas.

#1 Power Scrap


Você entra no site www.powerscrap.com.br e nem precisa se cadastrar, só coloca seu username e senha do Orkut (eles também funcionam com MySpace) e, de cara já vê altas funcionalidades. A promessa deles é a seguinte:

  • Scrap Múltiplo - Envie um recado para vários amigos
  • Novos Skins - Mude a cor do seu Orkut
  • Radio PowerScrap
  • Salas de Chat nas comunidades do Orkut
  • YouTube, Fotos e Vídeos nos seus Scraps
  • Conta única para vários perfis do Orkut
  • Scrap Confidencial

Claro que tem uns trambiquezinhos. Quando você acessa pelo PowerScrap pela primeira vez, ele já altera seu profile e coloca a sua página do PowerScrap na parte de "página web". Mas nada que você não possa ir lá e alterar depois.
Dá pra ficar mudando cores, deixar scraps anônimos, ver perfil dos outros como anônimo e uma pá de coisas bem legais de se futricar via Orkut.

#2 Add-ons do Firefox



Esses são um pouquinho mais complexos. Só funcionam pra quem usa o navegador da Firefox, o Mozilla. Eu, particularmente, uso porque é superior ao Internet Explorer. Mas muita gente ainda fica com o IE. Pura preguiça de fazer download? Bem doida, meu povo. Baixa o Firefox que o bicho presta. Vai pro site oficial do Mozilla Firefox agora e baixa a versão em português do Brasil. Tá lá na página inicial.

Agora, o Firefox disponibilizou muitos add-ons. Vamos por partes pra ver o que é bacana mermo pra usar no Orkutão. O chato é que na página da Firefox mesmo, os textos tão em inglês, então, pra quem não entende fica meio ruim, mas traduzirei tudo aqui mermo.
Algumas das funcionalidades dos add-ons lá na página da Firefox já estão incorporados no Orkut desde esta última mudança de layout, então, desnecessários. Mas, enfim, estão lá.

#2.1 Barra de Ferramentas do Orkut
Bom, é uma barrinha que te ajuda na hora de formatar os textos dos seus posts nas comunidades do Orkut. Ela facilita o acesso as funções comuns do Orkut. Dá pra criar e modificar assinaturas personalizadas pros seus posts e ainda inserir e visualizar imagens e vídeos em flash nos posts ou nos scraps.
Pelo que eu entendi, é assim: ao invés de ter que ficar abrindo aquele link uó com as dicas de formatação, a barra de ferramentas te dá todas as opções pra você mesmo ir modificando sem ter que saber código nenhum. Facilita bastante, né? Essa acho que até eu vou adotar.



#2.2 Campo de pesquisa em scrapbooks e comunidades
Este add-on cria uma caixa de pesquisa na página do Orkut. A partir dela você pode procurar palavras-chave nos scrapbooks e comunidades. O campo de procura é sensível ao contexto do que se digita, então ela muda automaticamente das buscas em scrapbooks pras de comunidade e vice-versa.

#3 Greasemonkey
Este é uma extensão que também só funciona no Firefox. O legal é que este script altera o visual da página do site sem mexer com o servidor e nem nada, ou seja, só o usuário, no caso, você, vê a mudança lá. A partir desta extensão, tem outros scripts que você pode ir adicionando e melhorando a vida no Orkut. Achei meio complicado e enrolado este aqui, mas acho que vale a pena ver qual é. Neste site aqui, em português, o rapaz responsável explica um bocado de coisas e ensina a usar direitinho, então, quem tiver com paciência, vai lá e vê. Parece que tem como se livrar dos scraps de spam, tipo aqueles "envie alegria" e similares. Mão na roda, né? Ainda dá pra ajustar o horário dos scraps ao horário do Brasil e outras coisas desse naipe.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ameiiiiiiiiiiiii

Anônimo disse...

Ameiiiiiiiiiiiii

Anônimo disse...

ANONIMAAAA DIZ:massa

by TemplatesForYou-TFY
SoSuechtig, Burajiru