8 de setembro de 2008

Design Olímpico 2016

Os próximos Jogos Olímpicos já tem sede na modernosa Londres, na Inglaterra. E já tá tudo preparado para daqui 4 anos, inclusive o site do evento com muitas informações sobre como vai ser, quem pode ajudar, como, por onde e uma pá de outras coisas. Claro que a logo tem que ter a ver com os Jogos e com o país sede. Sendo assim, a marca oficial de 2012 é assim:


Entendeu? Eu não. Eles explicam na seção 'Our Brand' do site. Esses bloquinhos são representações modernas do número 2012. Sério. Um coisa bem new rave. Até as cores utilizadas tem tudo a ver com a tendência. Tudo berrando, uma releitura do exagero dos anos 80. Como tudo no mundo, não agradou a todos e teve gente que já fez piadinha em cima da logo. Levei um baita susto quando pesquisei 'london 2012 logo' no Google.


Engraçado que a piada ficou mais legível que a logo de verdade.

O Rio de Janeiro continua na disputa pra sediar os próximos Jogos em 2016. Os concorrentes são Chicago (EUA), Tóquio (JPN) e Madri (ESP). O Rio, aliás, se candidatou também para os Jogos de 2004. Lembram desse clipe aqui promovendo o clima de 'ja ganhou' no país todo? Só pra lembrar, em 2004 os Jogos acabaram sendo em Atenas na Grécia.

Agora o clima é diferente e a coisa parece bem mais que oba-oba. Aqui estão as logos das 4 cidades candidatas pra gente poder comparar e dar o nosso voto baseado apenas em design. Nada mais justo, né? Hi hi hi.


Chicago


A logo de Chicago originalmente não era essa. Mas teve que ser refeita porque violava as regras dos Jogos. Eles usavam a tocha como símbolo. Chlichê, oi? Não pode. Não pode medalha e nem variações dos anéis olímpicos. Então eles fizeram o que? Uma estrela. A simbologia é a seguinte: as pontas dessa estrela de 6 pontas supostamente típica de Chicago seguem em todas as direções simbolizando o alcance global. A parte de cima com as cores quentes, representa o sol e a parte de baixo, com cores frias, o verde e o famoso lago de Michigan.

Eu não gostei. Me passa uma vibe meio religião, cristianismo. Vejo o alcance aos céus, as cores celestiais e a estrela de Jesus brilhando.


Madri


A logo de Madri foi feita por um argentino e eleita por votação do povo espanhol. É uma mãozinha simpática recepcionando calorosamente todos que participam dos Jogos. As cores são as mesmas dos anéis olímpicos, simbolizando o próprio.

É cúti e veja aplicações tipo mãozinhas gigantes nos estádios e outras produtos divertidos. Porém, a mão aberta assim desse jeito é mais pra tchau, até logo do que pra bem-vindo. Mas ainda assim gosto bastante. Alegre, viva, humana e divertida. A cara dos espanhóis.


Tóquio


O design simboliza um tipo de nó típico do Japão chamado musubi, que é usado para abençoar celebrações. Uma versão simplificada do nó, imagino. As cores são as as mesmas dos Jogos.
Simples, bonito e com uma mensagem bacana. Vejo fitinhas pra todo mundo se Tóquio for a sede.

Rio de Janeiro


A logo do Rio dispensa apresentações, já que somos todos brasileiros e conhecemos o mais famoso ponto turístico da cidade, o Pão de Açucar. E, se alguém não conhece, dá uma olhadinha na logo da rede de supermercados Pão de Açúcar. Ou rolou uma inspiração ou foi o mesmo designer. De qualquer forma, é uma logo que mostra uma parte linda da cidade e que tem formato de coração, mostrando que sim, nós somos brasileiros e não desistimos NUNCA.
Adorei a logo. Parece um cartão pop-up. E gostei bastante que os desenvolvedores não se ateram as cores dos Jogos. Não precisa mesmo. Voto nessa. Pra saber mais sobre a candidatura do Rio, acesse o site oficial.

E aí, concordam, discordam ou muito pelo contrário?




Fonte: Funtasticus

4 comentários:

Anônimo disse...

SUA BURRA
TA TUDO ERRADO NESSE POST
CORRIGE ISSO!

DATAS ERRADAS, ANOS ERRADOS, TUDO ATRAPALHADO.. QM FEZ ISSO? SEU CACHORRO?

E PARA DE REPETIR A PORRA DE "A LOGO" E ESCREVE DIREITO, MULA!!!!

Joey disse...

acho que vc devia checar seu calendário então, querido(a). não achei os erros que vc tanto fala. e só pra avisar, seu caps lock tá ligado. e sobre a terminologia, acredito que tenho o direito de usar a que achar melhor, não? eu escolho as minhas palavras e você as suas.

Shiny disse...

Awwww, votei Madri *___* achei a mais fofa mesmo, e eu sempre caio pro lado das coisas fofas -.-' Mas também adorei muito a do Rio!!! Eu imagino esse verde do meio girando... Sei lá pq O-o'
Tokyo eu achei tosca, esse gradiente ali, sei lá, não gosto, e esse lacinho me lembra aqueles lacinhos da AIDS, luto, câncer de mama, etc. Chicago tem gradiente, não gostei também. Parece que foi feita nas coxas mesmo. E esses gradientes usados assim devem ficar uó num fundo escuro >_<"
E London 2012... Sem comentários! É a Lisa Simpson fazendo "certas coisas" no Homer, hahahaha http://www.itemsofpotentialinterest.com/wp-content/uploads/2008/01/london2012-lisa1.jpg

xDDD

Shiny disse...

PS: a velha chatisse sobre 'a logomarca'/'o logotipo' ali no comentário anônimo? Aaaaaaaaah, que tééédio -.- zzzzzzzzzzzz

by TemplatesForYou-TFY
SoSuechtig, Burajiru